NADP

Conceito de NADP: O nicotinamida adenina dinucleótido fosfato (NADP) é análogo do nicotinamida adenina dinucleótido (NAD+ na forma oxidada). Estes são…

Conceito de NADP

O nicotinamida adenina dinucleótido fosfato (NADP) é análogo do nicotinamida adenina dinucleótido (NAD+ na forma oxidada). Estes são compostos por dois nucleótidos unidos através de grupos fosfato, por uma ligação de anidrido de ácido fosfórico. O NADP é a forma fosforilada de NAD, isto é, NADP tem um grupo fosfato adicional. O NAD é produzido quer pela via “de novo” a partir de aminoácidos ou na via de recuperação pelo aproveitamento de nicotinamida de volta a NAD. O NADP necessita da fosforilação de NAD, catalisada pela NAD cinase, para ser biosintetizado. O nicotinamida adenina dinucleótido fosfato (NADP) e o nicotinamida adenina dinucleótido são também denominados de nucleótidos de piridina.

Apesar de estes nucleótidos não fazerem parte dos ácidos nucleicos, o nicotinamida adenina dinucleótido fosfato (NADP) e o nicotinamida adenina dinucleótido são muito relevantes para as células. O NADP é uma coenzima presente em inúmeros processos biológicos, incluindo o metabolismo energético, funções mitocondriais, geração de stress oxidativo, entre outras. Ao receber o hidrogénio, o NADP que estava na forma oxidada passa para a forma reduzida, NADPH. As células possuem enzimas que catalisam a oxidação de diversos compostos, e impulsionam a transferência de eletrões retirados dos substratos para os transportadores universais de eletrões, como o NADP, de forma reversível. A redução deste transportador de eletrões tem a função de conservar a energia livre que é libertada durante a oxidação dos substratos.

3853 Visualizações 2 Total
3853 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter