Moreia

Animais que, pelo formato do seu corpo, são por vezes confundidos com cobras, as moreias são na realidade peixes. Existem dezenas de espécies destes peixes, que pertencem ao grupo dos Anguiliformes, tal como as enguias. As moreis são peixes ósseos que habitam zonas costeiras e rochosas. Têm por hábito utilizar cavidades rochosas como esconderijo, deixando apenas visível a cabeça e/ou a cauda. De acordo com a espécie, as moreias podem habitar diferentes zonas (desde o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico) e, apesar da fama de animal agressivo, geralmente só atacam quando provocadas ou ameaçadas.

O seu corpo alongado pode atingir mais de 1m de comprimento e não possui escamas nem barbatanas peitorais. As barbatanas dorsal e caudal, por sua vez, são desenvolvidas. Predadores vorazes, alimentam-se de peixes e moluscos que capturam aproveitando o efeito surpresa (surgindo repentinamente do seu esconderijo) e usando as suas mandíbulas fortes e dentes afiados.

A visão das moreias é geralmente pouco desenvolvida, pelo que estes animais recorrerem a outros sentidos, como o olfato. Algumas espécies possuem nostrilhos tubulares, estruturas que lhes permitem uma melhor perceção dos odores.

Referências bibliográficas

– Cardigos, F. . Moreias. Disponível: http://www.horta.uac.pt/Projectos/MSubmerso/old/200310/Moreias.htm. Acedido 16-08-2015.

– LEANDRO, P.; GIL, F.; INÁCIO, A. (2009). Guia – Aquário Vasco da Gama. Oeiras: Aquário Vasco da Gama.

567 Visualizações 1 Total
567 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.