Monómero

Conceito de Monómero

Os polímeros são constituídos por monómeros que se ligaram e formaram uma molécula maior, numa reação denominada de polimerização. Deste modo, pode-se definir o monómero como uma subunidade ou unidade repetente de um polímero.

A título de exemplo, monómeros de β-glucose ligados através de ligações β-1,4-glicosídicas dão origem ao polímero ou polissacarídeo de celulose, que é um dos constituintes das paredes celulares das plantas. A molécula de ácido desoxirribonucleico ou o ácido ribonucleico são polímeros de nucleótidos, que são os monómeros do ácidos nucleicos. O monómero ou nucleótido do ácido desoxirribonucleico denomina-se desoxirribonucleótido, enquanto que o nucleótido do ácido ribonucleico chama-se ribonucleótido.

No dia-a-dia é abundante a presença de polímeros, nomeadamente polímeros sintéticos como os plásticos. O monómero propeno constitui o polímero sintético polipropileno, que é um termoplástico semicristalino que pode conter milhares de unidades monoméricas. A borracha natural, de origem vegetal, é um polímero constituído pelo monómero isopreno (2-metil-buta-1,3dieno).

703 Visualizações 1 Total
703 Visualizações

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo