Microvilosidades

Conceito de Microvilosidades: As microvilosidades são uma especialização da superfície celular que consiste em projeções da membrana celular que…

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

As microvilosidades são uma especialização da superfície celular que consiste em projeções da membrana celular que geralmente apresentam uma forma digitiforme (forma de dedo de luva) e que têm como função aumentar a superfície de absorção. São sustentadas por microfilamentos de natureza proteica e tornam a superfície da membrana celular maior, o que facilita as trocas de substâncias entre o meio intracelular e o meio circundante às células.

Estas especializações estão presentes em tecidos onde ocorrem trocas de materiais, como por exemplo as paredes intestinais, através das quais as subtâncias obtidas dos alimentos passam para a corrente sanguínea. As microvilosidades contribuem para uma maior eficiência no neste processo de absorção. Estão presentes também ao nível dos rins.

Os microfilamentos proteicos das microvilosidades interagem com o citoesqueleto da célula, podendo conferir movimento às microvilosidades.

Em alguns tecidos podem existir microvilosidades de maiores dimensões e ramificadas – os estereocílios. Este tipo de microvilosidade está presente, por exemplo, no epidídimo.

8915 Visualizações 1 Total

References:

Especializações da superfície celular. Disponível: http://www.icb.usp.br/mol/2-33epitespecial-1-33.html. Acedido 27-04-2016.

8915 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.