Malacostraca, Classe (Malacostracos)

Apresentação da Classe Malacostraca: Os Malacostraca constituem uma classe dos crustáceos (Filo Arthropoda). Este grupo inclui animais como as lagostas ou os camarões…

Apresentação da Classe Malacostraca

Os Malacostraca constituem uma classe dos crustáceos (Filo Arthropoda). Este grupo inclui animais como as lagostas ou os camarões. Exibem um corpo segmentado constituído por 19 a 20 segmentos corporais, incluindo 5 segmentos cefálicos, 8 segmentos torácicos, 6 segmentos na região do pléon (abdómen) e, por fim, o télson que pode ter ou não um apêndice caudal consoante a espécie.Malacostraca

Possuem uma carapaça que pode recobrir toda a região torácica ou somente parte dela. Noutras formas de Malacostracos, a carapaça pode ainda surgir como uma estrutura bastante reduzida ou estar mesmo completamente ausente. Podem ainda exibir até 3 pares de maxilípedes, toracópodes primitivos biramificados (com apenas um ramo nalguns grupos), antenas e anténulas biramificadas. O pléon contém, normalmente, 5 pares de pleópodes biramificados adaptados à natação e 1 par de urópodes (último segmento abdominal) igualmente biramificados. Os olhos compostos estão normalmente presentes, podendo apresentar mobilidade se forem estruturas pedunculadas ou, caso contrário, ser completamente imóveis.

A maioria das espécies de Malacostracos é dióica. As fêmeas exibem gonóporos (aberturas genitais) em seis toracómeros (segmentos torácicos ligados à cabeça) e os machos apresentam esta abertura em oito destes segmentos. Quando os urópodes estão presentes, formam estruturas largas e espalmadas localizadas ao longo da região lateral do télson, constituindo uma espécie de apêndice caudal.

A maioria das classificações taxonómicas divide as mais de 40.200 espécies de Malacostraca em duas subclasses: Phyllocarida e Eumalacostraca. Os Phyllocarida constituem o grupo mais basal de Malacostracos e representam a condição mais ancestral da classe, com 5-8-7 segmentos corporais (distribuídos pelas regiões cefálica, torácica e abdominal, respectivamente) mais o télson. Os Eumalacostraca exibem um plano corporal dividido em 5-8-6 segmentos e télson.

3632 Visualizações 1 Total

References:

Chakraborty, R. D. (2015). Taxonomy, Biology and distribution of Deep sea shrimps.

Kutschera, V., Maas, A., & Waloszek, D. I. E. T. E. R. (2012). Uropods of Eumalacostraca (Crustacea sl: Malacostraca) and their phylogenetic significance. Arthropod Systematics and Phylogeny, 70(3), 181-206.

 

3632 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.