Hormonas Sexuais Masculinas

No homem, as principais hormonas sexuais são o androgénios, das quais a testosterona é a mais importante. Os androgénios são porduzidos, principalmentem nos testículos, mais precisamente nas células de Leydig. Os androgénios são diretamente responsáveis pelo aparecimento dos caracteres sexuais.

Durante o desenvolvimento embrionário, o feto já produz testosterona, que é responsável pelo desenvolvimento dos órgãos sexuais. Por volta dos 11 anos de idade, a secreção de testosterona torna-se regular e aumenta durante a puberdade, estimulando a espermatogénese, bem como o aparecimento de caracteres sexuais secundários.

São as hormonas gonadotrópicas, segregadas pela hipófise, que regulam o funcionamento testicular, quer a nível da espermatogénese, quer a nível da produção de testosterona. As principais hormonas gonadotrópicas são a folículoestimulina, FSH, e a lúteoestimulina, ou hormona luteinizante, LH.

Na puberdade, o hipotálamo produz hormonas designadas hormonas de libertação que estimulam o lobo anterior da hipofíse a produzir a folículoestimulina e a hormona luteinizante. Estas hormonas vão atuar nas células dos testículos. A hormona luteinizante induz as células de Leydig a produzirem mais testosterona e a folículoestimulina e a testosterona atuam sobre as células dos tubos seminíferos estimulando a espermatogénese.

O funcionamente do complexo hipotálamo-hipófise é regulado pela concentração de testosterona no sangue, através de um mecanismo de retroalimentação ou feedback negativo. O feedback é um termo que define um mecanismo de controlo em que o efeito atua sobre a causa que o gerou. Pode ser positivo, quando o efeito reforça a causa ou negativo se o efeito inibe a causa que o gerou.

Quando existe uma elevada concentração de testosterona no sangue, o hipotálamo, sob a influência desta elevada concentração, reduz a produção das hormonas de libertação. Por sua vez, a diminuição destas hormonas de libertação inibe a hipófise, que deixa de produzir a folículoestimulina a hormona luteinizante. A diminuição da concentração destas duas hormonas leva à diminuição da produção de testosterona.

A produção de testosterona é também influênciada por estímulos nervosos que coordenam a atividade do hipotálamo. A produção das hormonas de libertação também eé controlada por mecanismos de feedback negativo, determinado pelas concentrações de folículoestimulina e da hormona luteinizante no sangue. Estes mecanismos podem ainda manter as hormonas a níveis relativamente constantes.

A repdrodução é uma função associada a uma série de estímulos sensoriais, pelo que está diretamente dependente da ação do sistema nervoso. Contudo, a sua regulação é efetuada atarvés da interação complexa de um conjunto de hormonas. Esta regulação hormonal é bastante distinta no homem e na mulher. As hormonas envolvidas na regulação da reprodução são segregadas nas gónadas, mas também a nível do encéfalo, da hipófise e do hipotálamo.

A hipófise é uma glândula endócrina situada na base do encéfalo, numa formação óssea denominada sela turca. A hipófise é constituída por dois lobos, o lobo anterior de natureza glandular e lobo posterior de natureza nervosa. O hipotálamo é um órgão intimamente relacionado com a hipófise. Esta relação é notória, quer do ponto de vista físico, devido ao hipotálamo se encontrar ligado por um pedúnculo no lobo posterior da hipófise, quer do ponto de vista fisiológico, devido ao fato do hipotálamo produzir hormonas, chamadas de hormonas hipotalâmicas. Estas hormonas hipotalâmicas estimulam a hipófise. O conjunto destes dois órgãos denomina-se complexo hipotálamo-hipófise.

As hormonas de natureza esteróide secretadas pelas gónadas podem ser agrupadas em três grandes grupos: androgénios, estrogénios e progestinas. Tanto o homem como a mulher produzem os três tipos de hormonas, embora em proporções distintas. As gonadotropinas são hormonas produzidas na hipófise, hormonas hipofisárias, que controlam a síntese da maior parte das hormonas esteróides produzidas nas gónadas.

 

2627 Visualizações 1 Total
2627 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.