Glicólise

Conceito de Glicólise: O termo Glicólise designa um conjunto de reacções que ocorrem no hialoplasma, comuns aos processos de…

Conceito de Glicólise

O termo Glicólise designa um conjunto de reacções que ocorrem no hialoplasma, comuns aos processos de fermentação e de respiração. Através destas reacções, a glicose é transformada em ácido pirúvico, ocorrendo síntese de ATP. Ao longo do processo ocorre também a transferência de hidrogénio (e + e+) para moléculas transportadoras.

Ao longo do processo de glicólise podem ser distinguidas duas fases:

  • a primeira inclui as reacções pelas quais a glicose é transformada em duas trioses: aldeído fosfoglicérico (PGAL) e driidroxiacetona fosfato. Nesta fase salienta-se a ocorrência de duas fosforilações, sendo utilizados grupos fosfato cedidos por duas moléculas ATP. Na primeira fosforilação a glicose é activada, transformando-se em glicose-fosfato e na segunda forma-se a frutose-difosfato.
  • a segunda fase engloba as reacções em que duas moléculas de aldeído fosfoglicérico são trasnformadas em duas moléculas de ácido pirúvico. Nesta fase destaca-se a oxidação de cada molécula de aldeído-fosfoglicérico (PGAL) por desidrogenação (remoção de dois átomos de hidrogénio (2e + 2H+)). Os dois átomos de hidrogénio vão então reduzir a molécula de uma coenzima (NAD+ (nicotinamida adenina dinucleótido)) que transporta o hidrogénio. Ocorre também nesta fase a síntese de quatro moléculas de ATP.
751 Visualizações 2 Total
751 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter