Gene

Conceito de Gene

O gene é a unidade básica física e funcional de hereditariedade de cada organismo. Define sequências de ADN ou ARN que codificam polipéptidos (proteínas) ou cadeias de ARN com uma função particular no organismo. A maioria dos organismos codifica os seus genes em longas cadeias de ADN, estando cada gene associado a uma característica biológica especifica do organismo. Longas sequências no ADN que são codificadas para proteínas são os chamados intrões e, as regiões não codificantes são chamadas de exões.

Os genes contêm a informação para a construção e manutenção das células e, para a transmissão da informação genética à descendência.

Além de regiões que codificam explicitamente uma proteína, os genes, também possuem regiões regulatórias. Estas regiões, encontradas na maioria dos genes, são conhecidas como promotores e, fornecem uma posição para o início da transcrição.

Ao conjunto completo de genes num organismo dá-se o nome de genoma. O código genético regula a forma como a informação contida no genoma é traduzida em proteínas funcionais.

24 Visualizações 3 Total
24 Visualizações