Gâmeta

Apresentação do conceito de Gâmeta, uma célula especializada que tem a função de perpetuar o material genético de uma determinada espécie ou….

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Um gâmeta é uma célula especializada que tem a função de perpetuar o material genético de uma determinada espécie ou população ao longo das gerações. Os gâmetas estão localizados nos órgãos sexuais dos indivíduos pertencentes a espécies que exibem uma reprodução sexuada em algum momento do seu ciclo de vida.

As células sexuais distinguem-se das células vegetativas ou somáticas por conterem apenas metade da carga cromossómica do cariótipo que caracteriza a espécie. No caso da espécie humana (Homo sapiens sapiens), as células vegetativas têm 2n cromossomas, número correspondente a 23 pares de cromossomas. Na espécie humana, uma célula reprodutiva ou gâmeta possui n cromossomas, ou seja, apenas 23.

Quando um gâmeta masculino se funde com um gâmeta feminino ocorre um processo designado por ‘fecundação’. Através da fecundação, forma-se o zigoto (futuro embrião), uma nova célula que irá conter o material genético do pai e da mãe no seu núcleo. Esta célula formada após a fecundação adquire, desta forma, a carga cromossómica completa que caracteriza a espécie, ou seja 2n cromossomas.

581 Visualizações 1 Total
581 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.