Fauna

Conceito de Fauna

Fauna é o termo usado para designar o conjunto de animais que habitaram uma determinada região, durante um determinado período de tempo. O termo pode ser usado para denominar tanto um conjunto de animais selvagens como um conjunto de animais domésticos, pois esta é determinada pela espécie e não pelo individuo.

Trata-se de um nome comum coletivo com origem no termo em latim (Fauna) que era usado pelos Romanos para designar a sua deusa da terra e da fertilidade, por outro lado também é associado ao termo “Faunus” que designa o deus romano, assim como ao termo “Fauno” que designa o coletivo dos espíritos das florestas.

O termo fauna normalmente está associado a um determinado local ou a um período específico de tempo, por exemplo fauna do nordeste de Portugal ou fauna do paleolítico, respetivamente.

Este termo também é utilizado para denominar o livro onde estão contidos os nomes das espécies animais de um determinado local. Foi utilizado pela primeira vez com este propósito por Lineu, que denominou uma das suas obras de “Fauna Suecica”. Esta obra continha uma descrição dos animais que poderiam ser encontrados na Suécia.

A fauna pode ser afetada pelas alterações do meio pois a sua composição está dependente dos fatores bióticos e abióticos existentes, assim como por qualquer ação desenvolvida pelo ser humano.

Devido à sua localização e geografia a Península Ibérica, na qual se inclui Portugal, possui uma grande riqueza em termos de fauna assim como de flora. Entre esta variedade podemos encontrar espécies vindas de diferentes zonas do globo, como é o caso das diversas aves que todos os anos migram para o nosso território durante a primavera (Cegonhas, Andorinhas, entre outras), também é ainda possível encontrar javalis, lobos, coelhos, lebres, cobras, sapos, assim como muitos outros, em zonas mais remotas e isoladas do país.

Ao termo fauna podem ser associados diversos prefixos de forma a designar um determinado tipo de fauna, por exemplo, macrofauna que se refere a elementos da fauna com um tamanho que pode ser observado a olho nu (normalmente associado a espécies bentónicas), já por exemplo, microfauna designa elementos da fauna que apenas são observáveis ao microscópio. Além dos prefixos mencionados existem muitos outros.

O estudo da fauna permite determinar formas de conseguir manter os ecossistemas mais saudáveis e estáveis o que é importante à sua sobrevivência e à estabilidade do planeta Terra como um todo.

1162 Visualizações 3 Total
1162 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo