Eurypterida, Ordem

A Ordem Eurypterida é uma categoria taxonómica de animais pertencentes ao Filo Arthropoda, incluída na Classe Merostomata, do Sub-Filo Chelicerata. Todos os merostomados são quelicerados aquáticos, caracterizados por possuírem cinco ou seis pares de apêndices abdominais alterados como brânquias e por apresentarem um télson em forma de esporão na extremidade posterior do corpo. Os animais desta Ordem, também designados por Gigantostraca, encontram-se todos extintos.

Estes artrópodes gigantes eram de vida aquática e existiram desde o Período Ordoviciano até ao Permiano e atingiram os maiores comprimentos corporais que qualquer outro artrópode. As espécies do Género Pterygotus mediam cerca de três metros de comprimento.

A nível do plano corporal eram idênticos aos animais da Ordem Xiphosura, apresentado um cefalotórax mais reduzido e o abdómen era segmentado. Este dividia-se num pré abdómen com sete segmentos, denominado de mesossomo, que possuía seis pares de apêndices branquiais, e um pós abdómen, o metassomo, dividido em cinco segmentos, não apresentado apêndices. Preso ao último segmento abdominal encontrava-se o télson. As quelíceras eram de reduzidas dimensões e o último par de pernas estava modificado sob a forma de remo.

O registo fóssil destes animais indica que colonizavam ambientes marinhos e, posteriormente, foram invadindo habitats de água doce e terrestres. A Classe Merostomata apresenta os quelicerados mais primitivos, que se julga terem evoluído dos trilobitas. Teorias evolutivas afirmam que os animais desta ordem foram os ancestrais dos aracnídeos.

993 Visualizações 1 Total
993 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo