Entognatha, Classe (Entognatos)

Os Entognatha são uma classe de artrópodes hexápodes constituída pela ordem dos Collembola, Protura e Diplura.

Os Entognatha são uma classe de artrópodes hexápodes (Filo Arthropoda) constituída por três ordens: Collembola, Protura e Diplura. A principal característica distintiva deste grupo é a ocorrência de estruturas bucais cuja base se localiza internamente, no interior da cápsula cefálica (apêndices bucais entognatos). As mandíbulas possuem apenas uma única articulação e as antenas nestes animais são constituídas por tecido muscular. As patas possuem um tarso não dividido. A nível do sistema excretor, os túbulos de Malpighi não estão presentes ou surgem pouco desenvolvidos nalguns grupos.

Do ponto de vista filogenético este é, eventualmente, um agrupamento artificial e não monofilético. A classificação das três ordens pertencentes a esta classe a partir da observação de apêndices bucais entognatos, pode não conter um real significado taxonómico. Muito provavelmente, os apêndices bucais encontrados tanto nos Collembula como nos Protura serão, de facto, caracteres homólogos que evoluíram a partir de um mesmo ancestral. Contudo, a presença de apêndices bucais semelhantes na ordem dos Diplura poderá ser fruto de uma evolução convergente (caracteres análogos). Dados obtidos a partir de vestígios fósseis, da anatomia comparada de espécimes pertencentes a estas ordens e de análises moleculares, parecem sugerir que os Diplura estarão mais próximos dos insectos (classe Insecta) do ponto de vista evolutivo do que do clado formado pelos Collembula e os Protura.

3253 Visualizações 1 Total

References:

  • Brusca, Richard C.  and Brusca, Gary J. (2002). Invertebrates. Sinauer Associates, 2ª Edição.
3253 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.