Engenheiros de Ecossistemas

Conceito de Engenheiros de Ecossistemas: Engenheiros de ecossistemas são organismos que direta ou indiretamente controlam a disponibilidade de recursos para outras…

Conceito de Engenheiros de Ecossistemas

Engenheiros de ecossistemas são organismos que directa ou indirectamente controlam a disponibilidade de recursos para outras espécies através de mudanças no estado físico dos materiais bióticos ou abióticos. Através destas actividades estes organismos modificam, criam ou mantêm habitats.

Os engenheiros de ecossistemas podem ser classificados como autogénicos – quando modificam o ambiente através da sua própria estrutura (tecidos vivos ou mortos), como por exemplo, as árvores – ou alogénicos – quando modificam o ambiente através de mudanças físicas em materiais vivos ou mortos, por via mecânica ou outra. Como exemplo de engenheiro alogénico temos o castor que cria represas de água através do corte de árvores causando assim, uma grande mudança física no ecossistema que altera a distribuição e abundância de várias espécies. Outro exemplo são os hipopótamos que movimentam grandes quantidades de terra abrindo canais na água e caminhos em terra que alteram o curso da água. Desta forma, estas espécies são capazes de provocar várias alterações no meio ambiental, influenciando a biodiversidade e os processos do ecossistema.

938 Visualizações 3 Total
938 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo