Endocitose

Apresentação do conceito de Endocitose:

A endocitose é um sistema de transporte no qual moléculas de grandes dimensões (proteínas, ácidos nucleicos…) e substâncias em forma de partículas são transportadas  através da membrana plasmática para o interior da célula. Este processo caracteriza-se pela ocorrência de uma invaginação da bicamada lipídica da membrana para o interior da célula, levando à formação de vesículas que se destacam da membrana para o meio intracelular. Estas vesículas são responsáveis por transportar as macromoléculas e substâncias do meio extracelular para o meio intracelular. A porção de  membrana  plasmática utilizada na endocitose é  recuperada  durante o processo oposto, a exocitose.

A endocitose é um transporte ativo e, como tal, requer gasto de energia (ATP). Este tipo de transporte pode ser dividido em três categorias: fagocitose, pinocitose e endocitose mediada por recetores.

A fagocitose envolve o transporte de partículas com o auxílio de pseudópodes (extensões citoplasmáticas que englobam o material a ser transportado). Neste processo, as vesículas formadas fundem-se com lisossomas, organelos  celulares  que  contêm  enzimas  hidrolíticas,  formando  vesículas  denominadas  fagolisossomas  que permitem a digestão do material contido na vesícula. Este processo é utilizado por  células específicas, como leucócitos e macrófagos, como parte da ação do sistema imunitário através da remoção e posterior digestão de partículas indesejáveis no organismo.

A pinocitose é responsável pelo transporte de substâncias hidrossolúveis ou de pequenas partículas. Este tipo de transporte é muito semelhante ao mecanismo da fagocitose, à execão da formação de pseudópodes. Este processo é utilizado por determinadas substâncias e partículas que, devido às suas propriedades físico-químicas, não conseguem atravessar a membrana plasmática e/ou citoplasma.

A endocitose mediada por receptores está relacionada com o transporte de moléculas específicas que são reconhecidas através da sua ligação a recetores localizados na superfície das células. Este tipo de transporte é utilizado por vírus e toxinas como mecanismo de invasão celular.

1020 Visualizações 1 Total
1020 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo