Embriologia

Conceito de Embriologia: A embriologia é uma área da biologia do desenvolvimento que estuda a evolução do embrião. O desenvolvimento embrionário é iniciado pela…

Conceito de Embriologia

A embriologia é uma área da biologia do desenvolvimento que estuda a evolução do embrião. O desenvolvimento embrionário é iniciado pela fecundação de um ovócito por um espermatozóide e termina com a formação do feto, durante a oitava semana de gestação. Após este período é iniciado o desenvolvimento fetal, terminando com o parto do recém-nascido.

De um ponto de vista geral, o desenvolvimento embrionário pode ser dividido em 3 fases: segmentação ou clivagem, gastrulação e organogénese. A primeira fase corresponde ao desenvolvimento até ao estado de blastocisto, que ocorre durante o percurso do embrião desde o local de fecundação (a trompa) até ao útero. Durante a fase de gastrulação, ocorrem as primeiras diferenciações celulares que levam à formação da gástrula (estado do embrião), que é constituída por três folhetos germinativos concêntricos: a ectoderme, a mesoderme e a endoderme. Por último, a organogénese corresponde à formação dos diversos tecidos, órgãos e sistemas de órgãos que constituem o indivíduo.

Dentro da embriologia é também importante salientar a ciência que estuda as anomalias e malformações que poderão ocorrer durante o desenvolvimento embrionário ou fetal, designada por teratologia. Estas alterações congénitas podem estar associadas a diversos fatores genéticos e/ou ambientais.

1802 Visualizações 4 Total
1802 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo