Divisão Celular

Conceito de Divisão Celular

Todos os dias o nosso corpo fabrica milhares de milhões de células novas pelo processo de divisão celular. Essa divisão é feita de duas formas diferentes – mitose e meiose.

A mitose consiste na divisão do núcleo duma célula para dar origem a duas células idênticas que contêm exatamente o mesmo material genético que a célula original, sendo constituída por 4 fases:

  • prófase – no inicio da mitose os cromossomas condensam-se numa espiral, forma-se uma rede de microtúbulos denominada fuso acromático que desloca os cromossomas e a membrana nuclear desintegra-se;
  • metáfase – os cromossomas alinham-se no centro do fuso acromático;
  • anáfase – os cromatídeos que compõe cada cromossoma afastam-se e deslocam-se para extremidades opostas do fuso acromático;
  • telófase – uma membrana envolve cada conjunto de cromatídeos, forma-se um novo núcleo e inicia-se a divisão do citoplasma (citocinese).

A meiose é uma forma de divisão celular que origina células sexuais, sendo que as células resultantes da meiose são todas geneticamente diferentes umas das outras. A meiose consiste em duas divisões, uma após a outra, das quais resultam quatro células novas, cada uma com metade do conteúdo genético da célula orginal.

807 Visualizações 2 Total

References:

  • Maton, A. (1997). Cells: Building Blocks of Life. New Jersey: Prentice Hall. pp. 70–74.
807 Visualizações

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo