Desnitrificação

Conceito de Desnitrificação:

A desnitrificação é uma das duas fases do ciclo do azoto, que é o processo mais comum de eliminação biológica de compostos azotados. Este ciclo compreende duas fases, uma fase de nitrifição aeróbia seguida de uma fase de desnitrificação anaeróbia. Os produtos resultantes da nitrificação, como os nitratos, são utilizados como aceitadores finais de eletrões no processo de desnitrificação, com a formação de compostos gasosos azotados. Pela desnitrificação o azoto volta à atmosfera sob a forma de gás inerte. A desnitrificação apenas ocorre em ambientes anóxicos e com quantidades suficientes de nitratos.

Este processo é levado a cabo por bactérias heterotróficas anaeróbias facultativas, como as do género Clostridium, em regime de ausência de oxigénio. Estas bactérias utilizam os produtos resultantes da nitrificação, em alternativa ao oxigénio, para a respiração e libertam o azoto gasoso.

É possível tirar partido deste processo para, por exemplo, o tratamento esgotos ou resíduos com elevada concentração de compostos azotados.

6501 Visualizações 2 Total
6501 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo