Densidade Populacional

Conceito de Densidade Populacional: Densidade populacional trata-se do número de indivíduos de uma população presentes numa determinada área, está…

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Conceito de Densidade Populacional

Densidade populacional trata-se do número de indivíduos de uma população presentes numa determinada área, está dependente do número de nascimentos, de mortes e do número de indivíduos que saem e entram na comunidade, é, por esse motivo, um dos fatores que limita o crescimento populacional. A densidade populacional permite comparar diferentes populações quanto ao espaço que ocupam num ecossistema.

Densidade = Número de indivíduos da população / Unidade de espaço

Pode ser expressa pelo número de indivíduos ou pela biomassa (quantidade total de matéria viva presente na população) a dividir pela unidade de área (no caso de ser uma população terrestre) ou pela unidade de volume (no caso de ser uma população aquática). A unidade correspondente é o km2 (se for dividido pela área) ou o m3 (se for dividido pelo volume).

O número de nascimento corresponde ao número de indivíduos que nascem numa população, não estão incluídos os indivíduos que morreram pouco depois do nascimento. O número de mortes corresponde ao número de indivíduos que morreram na população, as mortes por doença, parasitas, predação entre outros fatores condicionantes são consideradas. O número de indivíduos que entram na população (imigração) são todos os indivíduos que provêm de outras populações e que passam a integrar a população em estudo, já os indivíduos que saem da população (emigração) são aqueles que abandonam a população em estudo, possivelmente à procura de melhores condições para viver. As designações anteriores são validas para qualquer que seja a população em análise.

O número de indivíduos da população é obtido calculando todos os conceitos referidos anteriormente, para isso é necessário que se realizem contagens. Estas podem ser contagens direta (contar no local o número de indivíduos presentes na população), por métodos de captura/recaptura (os indivíduos são capturados e marcados, posteriormente voltam a ser capturados e contados), por fim pode ser usado um método de amostragem (é necessário a seleção de indivíduos que sejam representativos da população).

De uma forma geral o aumento da taxa de natalidade assim como o aumento da entrada de indivíduos na comunidade fazem aumentar a densidade, já o aumento da taxa de mortalidade e a saída de indivíduos faz diminuir a densidade populacional. A igualdade entre os diversos fatores apresentados atrás faz com que a população se encontre em equilíbrio. Independentemente das variações que possam ocorrer numa determinada população, a área ocupada por esta tende a manter-se sempre igual, a não ser que tenha ocorrido degradação do habitat.

18241 Visualizações 3 Total
18241 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo