Ciclo da Água

Apresentação do Ciclo da Água – Um dos reservatórios que compõem o ciclo da água ou ciclo hidrológico são as nuvens que contêm partículas de água em suspensão (…)

Apresentação do Ciclo da Água

Um dos reservatórios que compõem o ciclo da água ou ciclo hidrológico são as nuvens que contêm partículas de água em suspensão na atmosfera, formadas por condensação (passagem do estado gasoso ao estado líquido). Pela precipitação, aquilo que vulgarmente chamamos de ‘chuva’, essa água contida nas nuvens cai no solo e tem vários destinos, como podemos ver na imagem abaixo.

Ciclo da Água

A água das chuvas desce pelas montanhas sulcando o solo e formando inicialmente pequenos cursos de água que irão progressivamente engrossar o caudal dos sistemas aquíferos de maiores dimensões como riachos, rios, lagos e oceanos. Parte dessa água de escorrência irá infiltrar-se também no solo, formando os lençóis freáticos ou água que se deposita nas camadas de solo permeável. Essa água pode aflorar e vir a constituir a nascente de um rio ou lagoa. Uma percentagem da água presente nos cursos de água retorna à atmosfera por via da evaporação (passagem do estado líquido ao gasoso). A evapotranspiração da matéria vegetal é outra forma de fazer regressar à atmosfera a água que foi absorvida pelos organismos, quer através das raízes das plantas quer pela ingestão da água potável (água doce) pelos animais. Esta água voltará a condensar e a regressar ao solo e aos sistemas de água por via da chuva e da neve. Todas estas etapas ocorrem em simultâneo na Natureza.

732 Visualizações 1 Total
732 Visualizações

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo