Centríolo

Apresentação do conceito de Centríolo: Os centríolos são estruturas típicas de células animais, mas também são encontradas em células de vegetais inferiores. São (…)

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

 Conceito de Centríolo

Os centríolos são estruturas típicas de células animais, mas também são encontradas em células de vegetais inferiores. São ausentes nas células de vegetais superiores, células de fungos e de algas.

Essas estruturas são ultramicroscópicas, sendo observadas apenas ao microscópio electrónico.

As células possuem um par de centríolos dispostos de forma perpendicular. Cada um é composto por 9 conjuntos de 3 microtúbulos, arranjados de forma circular em torno de um eixo central proteico. O arranjo é mantido por filamentos de proteína que ligam os microtúbulos entre si e estes ao eixo central.
Centríolo

A-    Ilustração que representa a estrutura e a disposição dos microtúbulos que formam os centríolos
B-
    Ilustração de um corte transversal de um centríolo.
http://pt.123rf.com/photo_15111569_estrutura-dos-centr%C3%ADolos.html

 centriolo2

Micrografia de um fragmento de célula com o centríolo em corte transversal. http://synapses.clm.utexas.edu/atlas/1_1_7_3.stm

N: Núcleo; A linha horizontal vermelha indica a escala: 200 nm.

Por estarem aos pares, os centríolos podem ser chamados de diplossomos. Eles não são envolvidos por membranas e situam-se próximos ao núcleo, na região chamada de centro celular ou centrossoma. Na região do centro celular convergem as fibras de proteína que formam o fuso mitótico, ou fuso de divisão.

As células vegetais não possuem centríolos na região do centro celular, mas formam o fuso de divisão da mesma forma.

Os centríolos relacionam-se a duas funções: formação do fuso de divisão e produção de cílios e flagelos. Na base dessas estruturas locomotoras o centríolo passa a se chamar corpúsculo basal ou cinetossomo.

2026 Visualizações 1 Total
2026 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.