Célula

Conceito de Célula

A célula é a unidade estrutural e funcional de todos os seres vivos. Não é visível a “olho nu”, dadas as suas dimensões microscópicas. Como unidade básica da vida tem por si só a capacidade de crescer, reproduzir-se, adaptar-se ao meio ambiente, processar informação e responder a estímulos, tudo através de cascatas de reações químicas.

Existem 2 grandes tipos de células: as células procarióticas e as células eucarióticas. A grande diferença entre as duas reside essencialmente na compartimentação interna. A célula procariótica é mais simples, não possuindo organelos, enquanto a eucariótica é mais complexa, encontrando-se internamente compartimentada (com o DNA isolado no núcleo e outros organelos especializados como mitocôndrias, reticulo endoplasmático, etc). Contudo, células procarióticas e eucarióticas também diferem no seu tamanho. Embora haja excepções, o diâmetro da maioria das células procarióticas varia entre 1 e 10µm e o diâmetro da generalidade das eucarióticas varia entre 10 e 100µm.

Como exemplo de células procarióticas podemos referir as bactérias e como exemplo de células eucarióticas podemos referir as células animais, as células vegetais, os fungos e as leveduras.

Ao nível da complexidade dos seres vivos, podemos falar de seres unicelulares e pluricelulares. Os seres unicelulares (como por exemplo as bactérias ou as leveduras) são mais simples, constituídos por apenas uma célula. Os seres constituídos por múltiplas células – pluricelulares ou multicelulares (como por exemplo os animais ou as plantas) – são geralmente mais complexos. As células destes últimos organizam-se, geralmente, em tecidos que constituem órgãos e o conjunto de órgãos compõe um organismo complexo.

Curiosidades Históricas

  • O termo célula teve origem no latim cellula (quarto pequeno), ou cella (pequena cavidade).
  • O primeiro cientista a observar e nomear uma célula foi Robert Hook, na década de 1660, a partir da observação de placas de cortiça.
  • A invenção do microscópio foi crucial para o avanço do estudo das células. O pioneiro no desenvolvimento deste aparelho foi van Leeuwenhoek.
  • Schleiden e Schwann propuseram em 1838 a Teoria Celular – todos os organismos vivos são compostos por células.
2431 Visualizações 4 Total

References:

  • Azevedo C. 2005. Biologia Celular e Molecular. Lidel. 4ª edição.
  • Junqueira LC, Carneiro J. 1985. Biologia Celular e Molecular. Guanabarra Koogan. 6ª edição.
  • Lodish H, et al. 2004. Molecular Cell Biology. WHFreeman. 5ª edição
2431 Visualizações

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo