Célula Vegetal

Apresentação do conceito de Célula Vegetal: A célula vegetal tem características que a diferenciam da célula animal. Entre elas a presença da parede celular de (…)

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

 Conceito de Célula Vegetal

A célula vegetal tem características que a diferenciam da célula animal. Entre elas a presença da parede celular de celulose externa lhe dá forma definida.

Além da parede celular, a célula vegetal possui vacúolos, em geral um vacúolo grande que contém água e substâncias dissolvidas. Quando há vacúolos nas células animais eles são pequenos.

Outra característica típica é a presença de plastos, entre eles os cloroplastos responsáveis pela fotossíntese. Pode-se encontrar também plastos incolores, os leucoplastos, em geral com função de armazenamento.

As demais estruturas celulares, representadas na ilustração, são comuns às células animais.

As células vegetais são microscópicas, como os demais tipos de células. Muitas das estruturas representadas na ilustração são visíveis ao microscópio óptico comum, mas não com os detalhes representados, como as membranas internas dos cloroplastos, que são visíveis apenas no microscópio eletrónico.

celula-vegetal

Figura de: http://science.halleyhosting.com/sci/ibbio/cells/notes/ch5/plant.htm

5018 Visualizações 1 Total
5018 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.