Biótopo

Conceito de Biótopo: Biótopo corresponde, por definição, ao local físico onde um grupo de populações (Comunidade) vive. Este local deve apresentar…

Conceito de Biótopo

Biótopo corresponde, por definição, ao local físico onde um grupo de populações (Comunidade) vive. Este local deve apresentar condições bastante específicas, estáveis e uniformes em relação aos fatores abióticos, estando as espécies perfeitamente adaptadas à vida nestes locais.

O termo deriva do grego e significa lugar com vida, pois bios significa vida e topo significa lugar, este teve origem na Alemanha, tendo sido usado pela primeira vez por Ernst Haeckel.

As comunidades bióticas (biocenose) necessitam de uma conjugação específicas de fatores abióticos como a humidade, a pressão e a temperatura para sobreviver. Estas conjugações estão associadas a climas específicos que relacionados com outros fatores como o relevo e a latitude permitem construir os mapas climáticos, o que por sua vez pode auxiliar na determinação e deteção dos diferentes biótopos existentes há superfície da Terra.

Os biótopos, assim como os ecossistemas, possuem vários níveis, possibilitando o encontro de um biótopo com o tamanho da floresta Amazónica ou apenas com o tamanho do tronco de uma árvore. Um biótopo não pode existir de forma isolada sendo sempre necessário existirem elementos de ligação entre os diferentes biótopos em ordem para que as comunidades possam sobreviver. A interação entre os vários fatores bióticos e abióticos é de extrema importância para que existam ecossistemas e particularmente biótopos saudáveis e capazes de suportar as espécies que lá habitam.

Por exemplo, uma árvore pode ser um biótopo quando, no seu tronco, possui caraterísticas de humidade, temperatura, luminosidade e quantidade de nutrientes necessária para a fixação de espécies vegetais epífitas, como algumas orquídeas.

Durante a década de 70 do século vinte, o termo biótopo foi muito popularizado na Europa, em particular na Alemanha, uma vez que a proteção, conservação e restauração ambiental é mais fácil quando feita em pequenas parcelas do território, como o biótopo, do que quando feita em grandes áreas. Os biótopos são mais acessíveis à população em geral pois podem ser encontrados em qualquer local como num pequeno jardim ou no tronco de uma árvore, o que facilita a intervenção por parte da população.

5583 Visualizações 7 Total
5583 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo