Biomateriais

Conceito de Biomateriais

Os biomateriais são um campo de aplicação de materiais poliméricos e compósitos e podem ser definidos como todos os materiais destinados a possuir uma interface com os sistemas biológicos para avaliar, tratar, aumentar ou substituir qualquer tecido, órgão ou função do corpo.

Muitas vezes associa-se o conceito de biomateriais a materiais de origem natural, mais conhecidos por biopolímeros, mas esta definição não é inteiramente correcta, já que existem biomateriais de origem sintética que podem contactar directamente com o organismo, desempenhando diversas funções benéficas na área da saúde.

Assim, os biomateriais são materiais inseridos no corpo humano para tratar, melhorar ou substituir qualquer tecido, órgão ou função do corpo, podendo ser de origem natural ou sintética.

Uma definição complementar essencial para a ciência dos biomateriais, é a “biocompatibilidade”, que pode ser definida como a capacidade do material ter uma resposta apropriada numa aplicação específica, com o mínimo de reacções alérgicas, inflamatórias ou tóxicas, quando em contacto com os tecidos vivos ou fluidos orgânicos. A biocompatibilidade compreende as interacções dos tecidos humanos e fluidos, incluindo sangue, com um implante ou material. As interacções podem ser do meio fisiológico sobre o material ou acção do material no corpo, sendo difícil separar estas duas interacções. Um biomaterial deve ser biocompatível numa aplicação específica, assim, as especificações da biocompatibilidade devem incluir as condições de utilização e avaliação.

A evolução dos biomateriais é relativamente recente. No entanto, é possível dividi-la em 3 gerações:

  1. primeira geração – implantes ósseos (primeira articulação artificial da anca desenvolvida em 1961);
  2. segunda geração – dispositivos bioactivos (iniciou-se nos anos 70);
  3. terceira geração – engenharia de tecidos (até à actualidade).
3728 Visualizações 2 Total
3728 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo