Biologia Molecular

Apresentação do conceito de Biologia Molecular – A Biologia Molecular refere-se ao ramo da Biologia que estuda a célula a nível molecular. Tem como (…)

A Biologia Molecular refere-se ao ramo da Biologia que estuda a célula a nível molecular. Tem como principal objetivo o estudo das interações bioquímicas entre os diferentes sistemas da célula e de que forma estas interações são reguladas, focando-se na relação entre a estrutura e função do material genético (DNA e RNA) e a sua expressão (síntese de proteínas). Devido ao seu amplo foco de estudo, este ramo da Biologia sobrepõem-se às áreas de estudo da Bioquímica e Genética.

História da Biologia Molecular

A Biologia Molecular emergiu em 1953 quando os cientistas Watson e Crick descobriram e descreveram a estrutura da molécula de DNA. Contudo a história indica que a Biologia Molecular teve primórdio na Microbiologia, uma vez que a maioria dos termos-chave e técnicas específicas foram alicerçados por estudos e testes realizados em bactérias, fungos e vírus.

Estudo da Biologia Molecular

Para o estudo da Biologia Molecular recorre-se a diversas técnicas que são específicas para cada tipo de componente genético e que têm como objetivo a obtenção, identificação e caracterização de genes e seus produtos de expressão (RNA e proteínas), sendo denominadas Técnicas de Biologia Molecular. As técnicas mais utilizadas são as seguintes:

  • Reação em cadeia da polimerase (PCR) que tem como objetivo identificar fragmentos específicos no DNA;
  • Electroforese em gel que é utilizada para separar o DNA, RNA e proteínas de acordo com o seu peso molecular através de uma matriz à qual é aplicado um campo elétrico;
  • Southern blot através do qual se confere se uma determinada sequência de DNA está ou não presente numa amostra biológica, qual a sua massa molecular e quantidade relativa;
  • Northern blot que é utilizado para estudar o perfil de expressão de RNA mensageiro numa amostra biológica;
  • Western blot através do qual se analisa a quantidade de uma determinada proteína numa amostra biológica.
858 Visualizações 1 Total
858 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo