Biologia Celular (Citologia)

Apresentação do conceito de Biologia Celular (Citologia) – A Biologia Celular é o ramo da Biologia que tem como objetivo o estudo da célula (…)

Conceito de Biologia Celular (Citologia)

A Biologia Celular é o ramo da Biologia que tem como objetivo o estudo da célula, focando-se na sua função, estrutura, propriedades fisiológicas, componentes, ciclo de vida, divisão, morte e interações com células vizinhas e meio envolvente. Este ramo da Biologia abrange tanto o estudo de organismos unicelulares (bactérias e protozoários) como o estudo de organismos mais complexos, os organismos multicelulares (humanos, animais e plantas). Sendo que célula é formada pelos seguintes organelos:

A Biologia Celular deve o seu surgimento à descoberta do microscópio por Zacharias Janssen em 1590, uma vez que é necessário a utilização do microscópio óptico para observar a célula. No decorrer dos anos a observação e o estudo mais aprofundado dos componentes da célula tornou-se possível devido à invenção da microscopia electrónica, microscopia electrónica de transmissão, microscopia electrónica de varrimento, microscopia de fluorescência e microscopia confocal. O facto desta ciência ter como foco de estudo a unidade funcional básica da vida faz com que esteja intimamente ligada a todas as áreas da Ciência da Vida, como a Genética, a Bioquímica, a Biologia Molecular, a Biologia do Desenvolvimento, a Anatomia, etc..

587 Visualizações 1 Total

References:

Alberts B., Johnson A., Lewis J., Raff M., Keith R., Walter P. (2007). Molecular Biology of the Cell (5th edition). Garland Science, New York.

Lodish H., Berk A., Zipursky S.L., Matsudaira P., Baltimore D., Darnell J. (2000). Molecular Cell Biology (4th edition). W. H. Freeman, New York.

Cooper G.M. (2000). The Cell: A Molecular Approach (2th edition). Sinauer Associates, Sunderland (MA).

587 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo