Bases Azotadas

Apresentação do conceito de Bases Azotadas – As bases azotadas são constituintes dos nucleóticos e podem ser definidas como bases orgânicas que (…)

Conceito de Bases Azotadas

As bases azotadas (ou bases nitrogenadas) são moléculas constituídas por azoto, e que são constituintes dos ácidos nucleicos, isto é, fazem parte dos nucleótidos – unidades básicas que os constituem. Estas bases ligam-se a uma pentose (a desoxirribose ou a ribose, consoante se trate de DNA ou RNA, respetivamente), que por sua vez está ligada a um grupo fosfato, constituindo assim os nucleótidos.

Os nucleótidos são designados pela base nitrogenada que entra na sua constituição. O DNA é constituído por duas cadeias de nucleótidos. A associação entre elas faz-se por emparelhamentos das bases azotadas.

Existem cinco moléculas diferentes de bases azotadas que que dividem em dois tipos: as purinas e as pirimidinas. As purinas são bases azotadas constituídas por dois aneis aromáticos. Entre as purinas encontram-se a adenina (A) e a guanina (C) presentes do DNA e no RNA. As pirimidinas são bases azotadas constituídas por um só anel aromático. Entre as pirimidinas encontram-se a citosina (C), a timina (T) e o uracilo (U).

As bases azotadas fazem parte do DNA e RNA, sendo que a timina é exclusiva do primeiro e o uracilo encontra-se apenas presente no RNA.  Na molécula de dupla hélice de DNA a adenina liga-se à Timina através de duas pontes de hidrogénio (A=T), enquanto que a Citosina se liga à Guanina com recurso a três pontes de hidrogénio (C≡G). No RNA as ligações entre bases azotadas funcionam da mesma forma, no entanto o Uracilo, exclusivo desta molécula, forma ligações com a Adenina (A=U), substituindo a Timina. Assim, os nucleótidos presentes no código genético são constituídos por uma pentose (Ribose no caso do RNA e Desoxirribose no caso do DNA), um radical fosfato e uma base azotada.

7387 Visualizações 4 Total
7387 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.