Auxanologia

Artigo sobre o conceito de auxanologia.

Introdução

A auxologia é o estudo do crescimento e desenvolvimento. O interesse clássico da antropologia biológica na anatomia comparada dos grupos humanos encontra-se representado, em inúmeros aspectos, nos estudos antropométricos contemporâneos. O comportamento durante o crescimento das crianças constitui um índex sensitivo das influências das doenças congénitas ou infecciosas, dos níveis de nutrição, actividade física, e em certo grau, o progresso cognitivo.

Como tal, as medições do crescimento, peso, e composição corporal, têm sido instrumentos importantes na classificação do bem-estar geral das populações. No mesmo âmbito, estes exames elucidam as discrepâncias socioeconómicas, auxiliando a na identificação de grupos vulneráveis, e monitorizando e avaliando os correlatos físicos, e as políticas de bem-estar social.

Como critérios desta análise, encontramos os estudos longitudinais e semilongitudinais durante períodos temporais extensos. Estes debruçaram-se, a título sumário, ostensivamente sobre grupos de crianças caucasianas residentes na Europa ou América do Norte, tendo sido recomendados pela Organização Mundial da Saúde (World Health Organization).

47 Visualizações 1 Total

References:

Tanner, J.M. (1988) A History of the Study of Human Growth, Cambridge: Cambridge University Press.

47 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo