Anatomia

Apresentação do conceito de Anatomia – A Anatomia é o ramo da Biologia que estuda a estrutura física dos organismos vivos, focando-se no estudo da (…)

A Anatomia é o ramo da Biologia que estuda a estrutura física dos organismos vivos, focando-se no estudo da organização e interação das partes que os constituem.

Campos de estudo da Anatomia

A Anatomia abrange o ramo vegetal e o ramo humano e animal. O ramo vegetal diz respeito ao campo da Botânica que foca o seu estudo nas plantas. Por outro lado, o ramo humana e animal, tal como o nome indica, foca o seu estudo em humanos e animais, é dividido em:

a) Macroscópico, que diz respeito ao estudo das estruturas que podem ser examinadas a olho nu, e inclui:

  1. Anatomia sistémica que estuda os sistemas do corpo (sistema nervoso, sistema respiratório, sistema circulatório, sistema reprodutivo, sistema muscular, sistema urinário, sistema esquelético, sistema tegumentar, sistema endócrino, sistema digestivo e sistema imunitário);
  2. Anatomia regional que diz respeito ao estudo do corpo por áreas (cabeça, tórax, abdómen, membros superiores, membros inferiores), fazendo com que todos os sistemas contidos nessas áreas sejam estudados em paralelo e
  3. Anatomia de superfície que se baseia no facto de que certas características que são observáveis e/ou palpáveis à superfície do corpo dão informação sobre um determinado órgão.

b) Microscópico, que se refere ao estudo das estruturas que apenas são observáveis com o auxílio de um microscópio, e inclui:

  1. Citologia, que estuda as características das células isoladas e
  2. Histologia, que analisa tecidos como um todo (células e meio envolvente).

 

A Anatomia humana e animal tem ainda outras áreas de estudo que incluem a Anatomia do desenvolvimento, que diz respeito ao estudo das alterações estruturais que ocorrem ao longo da vida de um humano ou animal, e a Embriologia, que estuda as alterações estruturais desde a fecundação até às primeiras semanas após o nascimento.

A sua história remonta ao século VI a.C. onde filósofos gregos dissecavam cadáveres para estudar os órgãos e estruturas internas do corpo humano e animal. Com o passar dos séculos as técnicas evoluíram e, atualmente, é possível observar e estudar todos os órgãos do corpo em humanos e animais vivos recorrendo a técnicas de imagiologia médica (por exemplo: a radiografia, a ultrassonografia, a ressonância magnética, a ecografia, etc.).

460 Visualizações 4 Total
460 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo