Aminoácido

Conceito de Aminoácido: Os aminoácidos são as unidades elementares das proteínas. Quimicamente, são moléculas orgânicas, apresentando carbono (C), hidrogénio…

Conceito de Aminoácido

Os aminoácidos são as unidades estruturais básicas dos prótidos, nomeadamente dos péptidos e das proteínas. Quimicamente, são moléculas orgânicas, apresentando carbono (C), hidrogénio (H), oxigénio (O) e azoto (N) na sua composição. Possuem um grupo carboxilo (COOH), que confere propriedades ácidas, e um grupo amina (NH2) , que confere propriedades alcalinas. Cada aminoácido possui ainda um radical específico.

Podemos dividir os aminoácidos em:

  • aminoácidos essenciais: têm que ser obtidos através da alimentação;
  • aminoácidos não essenciais: são produzidos pelo próprio organismo.

São conhecidos inúmeros aminoácidos mas apenas cerca de 20 deles entram na constituição das proteínas de todos os seres vivos. Alguns exemplos de aminoácidos são a alanina, valina, leucina, isoleucina, prolina, fenilalanina, tripofano, metionina, ácido aspártico, ácido glutâmico, lisina, arginina, histidina, glicocola, serina, treonina, cisteína, tirosina, asparagina e glutamina.

Cada proteína é constituída por uma cadeia de aminoácidos com uma determinada sequência e um determinado tamanho. Os aminoácidos ligam-se através de ligações peptídicas, em que o grupo carboxilo de um aminoácido se liga ao grupo amina do aminoácido seguinte.

Os aminoácidos podem ter, por exemplo, funções estruturais (por exemplo a nível das paredes celulares das células vegetais) ou funções específicas para cada aminoácido. A glicina, por exemplo, está envolvida na formação da clorofila.

Enquanto as plantas conseguem sintetizar os aminoácidos de que necessitam, utilizando para esse fim substâncias inorgânicas simples, os animais não o conseguem fazer em relação a alguns indispensáveis à sua sobrevivência, o que os obriga a obtê-los através dos alimentos.

1355 Visualizações 2 Total
1355 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo