Alopoliplóide (Conceito, Definição, Significado, O que é)

Conceito de Alopoliploide: O termo Alopoliploide designa um poliploide resultante do cruzamento de duas espécies diferentes (em que cada uma contribui…

Conceito de Alopoliploide

O termo Alopoliploide designa um ser poliploide resultante do cruzamento de duas espécies diferentes (em que cada uma contribui com um genoma para a constituição genética do ser híbrido) e da Alopoliploidesubsequente multiplicação cromossómica, na ausência de divisão celular. Os híbridos de espécies diferentes são geralmente estéreis, porque os seus cromossomas, geneticamente diferentes, não podem emparelhar durante a meiose. Nos alopoliploides com cromossomas em número par e homólogos, cada cromossoma tem um outro com o qual pode emparelhar. Nos animais e híbridos interespecíficos, os poliploides raramente são viáveis.

A síntese artificial de alotetraplóides por meio de hidribização celular e cultura de tecidos tem interesse para a obtenção de novas variedades agrícolas e hortícolas. Um exemplo de espécies alopoliplóide é o trigo comum (Triticum aestivum), constituído por 46 cromossomas provenientes do cruzamento entre a espécie Triticum turgidum com a espécie Triticum tauschii.

(ver também autopoliploide)

898 Visualizações 1 Total
898 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.