Alergia

Conceito de Alergia

O termo alergia designa uma reação de defesa excessiva do sistema imunitário a determinados antigénios do meio ambiente. Pode produzir inflamação, e outros sintomas, causando doenças graves e até morte.

As alergias resultam de uma hipersensibilidade imunitária e traduzem-se por reações exageradas em relação a antigénios específicos, tais como: ácaros, pó, pólen, partículas de pelos e penas, venenos de insetos, esporos, produtos químicos, produtos alimentares e por vezes, algumas substâncias terapêuticas, como vacinas e antibióticos. Mesmo em concentrações reduzidas estes antigénios podem originar uma reação imunitária inapropriada. Por vezes, a reação alérgica é que tal forma severa que pode conduzir a consequências graves, como a lesão de tecidos e de órgãos. As substâncias que desencadeiam alergias denominam-se alergénios. As substâncias alergénicas são, em regra, substâncias inofensivas presentes no ambiente que se comportam como antigénios normais para a maioria das pessoas.

As reações alérgicas podem assumir duas formas: a hipersensibilidade imediata, que é a forma de alergia mais frequente, e manifesta-se imediatamente após o contacto com o alergénio ao qual o individuo ficou sensibilizado produzindo anticorpos; e a hipersensibilidade tardia, que leva mais de doze horas para se desenvolver e é devida a reações imunitárias mediadas por células, sem intervenção de anticorpos.

O património hereditário constitui um fator de risco importante na génese de certas alergias. Numerosos estudos sobre famílias têm mostrado que o risco de desenvolver uma alergia é tanto mais elevado quanto os ascendentes diretos são portadores de alergias.

Reações alérgicas comuns: Asma, rinite alérgica, eczema, urticária, conjuntivite.

928 Visualizações 1 Total
928 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.