Aetobatus narinari (Raia-pintada)

A Raia-pintada (Aetobatus narinari) é um peixe cartilagíneo de grandes dimensões. É reconhecível pelos pontos brancos ou azuis ao longo do corpo e pela natação graciosa.

 

Aetobatus narinari (Raia-pintada)
Reino Filo Classe Ordem Família Género Espécie
Animalia Chordata Chondrichthyes Rajiformes Myliobatidae Aetobatus A. narinari

 

Distrib. Geográfica Estatuto Conserv. Habitat Dieta Predação  Longevidade
Atlântico (costas da América, Europa e África). Mar vermelho, oceano Índico e Pacífico. Quase ameaçado. Águas temperadas e tropicais. Ameijoa, ostra, crustáceos. Tubarões. Até 18 anos.

 

Características Físicas
Anatómicas Corpo grande e achatado. Face dorsal pintalgada. Cauda longa em forma de chicote.
Dimorfismo Sexual Não apresenta.
Tamanho 1.8 m.
Peso 230 kg.

 

A Raia-pintada (Aetobatus narinari) é um peixe cartilagíneo pertencente à ordem dos Rajiformes. São animais de grandes dimensões que efectuam uma natação graciosa. Na face dorsal, este peixe apresenta diversas pintas azuis ou brancas regularmente distribuídas sobre um fundo mais escuro. A face ventral é branca. Esta pigmentação diferencial permite-lhe obter uma camuflagem mais eficaz que o auxilia a eludir os predadores. A sua coloração varia ao longo da sua distribuição geográfica. A mandíbula inferior é larga e projecta-se para o exterior. Exibe uma cauda em forma de chicote, comprida e estreita, equipada com espinhos urticantes na base.

Aetobatus_narinari_ilustr

Aetobatus narinari (ilustração).

São animais activos e bastante sociáveis. São ovovivíparos e as fêmeas têm cerca de 4 crias. Formam grandes cardumes que podem chegar a ser compostos por mais de 100 indivíduos. Podem fazer migrações entre longas distâncias movimentando-se através de regiões profundas do oceano. Podem atingir grandes velocidades de natação o que, aliado à grande agilidade de movimentos, os auxilia na fuga a predadores como os tubarõres. Os espiráculos (orifícios situados atrás dos olhos dispostos lateralmente) efectuam uma abertura maior do que noutras espécies mantendo, desta forma, um fluxo de circulação de água muito eficiente através das guelras e aumentando a eficiência respiratória destes animais.

522 Visualizações 1 Total

References:

  • Kardong, Kenneth. (2006). Vertebrates – Comparative Anatomy, Function, Evolution. 4th Edition. McGraw-Hill.
  • Kyne, P.M., Ishihara, H, Dudley, S.F.J. & White, W.T. 2006. Aetobatus narinari. The IUCN Red List of Threatened Species 2006: e.T39415A10231645.http://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2006.RLTS.T39415A10231645.en. Downloaded on 14 December 2015.
522 Visualizações

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo