Ácido Úrico

Conceito de Ácido Úrico

O ácido úrico é um composto orgânico que resulta do metabolismo das purinas existentes nas proteínas pela acção de uma enzima. Entram na sua composição o carbono, o azoto (ou nitrogénio), o oxigénio e o hidrogénio e a sua fórmula química é C5H4N4O3. Acima de determinados valores, o ácido úrico torna-se altamente nocivo, razão pela qual tem de ser expulso – o principal produto de excreção é a ureia, a qual pode ser expulso pela urina e pelas fezes. É o alto teor de azoto existente no ácido úrico que torna os excrementos de alguns animais tão valioso enquanto fertilizante para a agricultura.

No sangue humano, a concentração de ácido úrico entre 3,5 e 7,2 mg/dL é considerada normal. Quando o nível de ácido úrico no sangue está acima deste intervalo de valores, chama-se hiperuricémia; quando está  abaixo do normal chama-se hipouricémia. Quando se acumula em excesso no organismo pode provocar doenças como a gota (um tipo de inflamação nas articulações) e cálculos renais (conhecida como pedra nos rins), de origem úrica.

186 Visualizações 2 Total
186 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.