Ácido Teicoico

O ácido teicoico e o ácido lipoteicoico são polímeros de ribose ou de glicerol, quimicamente modificados. Estes polímeros estão ligados por grupos fosfatos. Moléculas de açúcares, colina ou D-alanina podem ser ligadas aos grupos hidroxilos da ribose ou do glicerol, provendo-os de determinantes antigénicos. Em microbiologia clínica, estes podem ser discriminados por anticorpos e podem determinar o sorotipo bacteriano.

O ácido lipoteicoico contém um ácido graxo e é acoplado na membrana celular. O ácido teicoico é sintetizado a partir blocos de construção, em que é utilizado o bactoprenol de uma forma similar à síntese do peptidoglicano. O ácido teicoico e algumas proteínas de superfície são secretadas pela célula e são ligados, através da ação enzimática, ao N-terminal do péptido do peptidoglicano.

4266 Visualizações 12 Total
4266 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo