Accipiter gentilis (Açor)

Apresentação do Açor (Accipiter gentilis), uma belíssima ave de rapina pertencente à ordem dos Accipitriformes…

 Apresentação do Açor (Accipiter gentilis)

Accipiter gentilis (Açor)
Reino Filo Classe Ordem Família Género Espécie
Animalia Chordata Aves Accipitriformes Accipitridae Accipiter A. gentilis

 

Distrib. Geográfica Estatuto Conserv. Habitat Dieta Predação  Longevidade
Abundante por toda a Europa. Em expansão na Grã-Bretanha. Pouco preocupante Florestas, bosques e campos. Aves e mamíferos. Ovos são predados por outras rapinas, martas e lobos.  Cerca de 10 anos.

 

Características Físicas
Anatómicas Asas redondas. Barras na cauda. Bico preto em forma de gancho. Patas amarelas.
Dimorfismo Sexual Fêmea muito maior do que o macho.
Tamanho 48-58 cm.
Peso 280-1300 g.

O Açor (Accipiter gentilis) é uma ave da ordem dos Accipitriformes. Trata-se de uma ave de rapina (tal como o Bufo-real ou o Abutre-preto) cuja principal característica de identificação é a ocorrência de asas de formato redondo nas extremidades e de barras na cauda.Açor

Exibe um tom castanho-acinzentado e um barrete (parte superior da cabeça) escuro. Tem uma lista superciliar (acima da zona ocular) branca, bem definida. Na face ventral da região inferior das asas apresenta listas cinzentas, e a cobertura da cauda é branca. Os juvenis são malhados na região inferior e a sua coloração é mais castanha que a dos adultos.

Comportamento de voo

Esta espécie pode fazer voos picados pousando em campo aberto, na vegetação ou no solo. Faz exibições nupciais elaboradas durante as quais atinge grandes altitudes. Em altitude, efectua voos circulares ou plana.

Comportamento reprodutivo

O Açor é um animal solitário, não se organizando em grupo. Efectua os seus ninhos nas árvores colectando pedacinhos de madeira e galhos. As fêmeas colocam 2-3 ovos de tom azul claro, uma vez por ano, entre Abril e Junho. Após um período de incubação de 36-41 dias, as crias nascem cobertas de penugem e dependentes dos cuidados parentais.

429 Visualizações 2 Total

References:

  • Gooders, John. (2003). Guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Temas e debates, 4ª Edição.
  • Bruun, Bertel. (1993). Aves de Portugal e Europa. FAPAS.
  • BirdLife International. 2015. Accipiter gentilis. The IUCN Red List of Threatened Species 2015: e.T22695683A80226123.  http://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2015-4.RLTS.T22695683A80226123.en. Downloaded on 20 December 2015.
  • Ellis, E. 1999. “Martes americana” (On-line), Animal Diversity Web. Accessed December 20, 2015 at http://animaldiversity.org/accounts/Martes_americana/
429 Visualizações

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo