Abrunho

Conceito de abrunho, as suas principais características, a planta que lhe dá origem…

Conceito de abrunho

Fruto abrunheiro

Abrunho é a designação atribuída ao fruto do abrunheiro (Prunus spinosa), é um fruto tipicamente europeu, podendo existir também no norte de África, na Ásia e na América do Norte. Este fruto é muitas vezes ser confundido com a ameixa devido à sua cor e forma, mas não se trata do mesmo fruto. No entanto, pode assumir a designação de ameixa silvestre devido à sua semelhança com o fruto da ameixeira.

O abrunho é uma baga, mais pequena que a ameixa (cerca de 12 milímetros de diâmetro, a 1 centímetro de diâmetro) com casta rija, com uma cor azulada, arroxeada, quase negra. Algumas variedades deste fruto apresentam uma cor esverdeada. A sua forma é globosa, oblongada, quase ovalada e no seu interior apresenta uma polpa amarelada ou esverdeada lisa, o endocarpo. Este fruto possui uma grande concentração de potássio, vitamina B1 e carotenos.

A maturação do fruto ocorre em Setembro, altura em que adquire a sua cor característica, se não for colhido antes das primeiras geadas estes frutos adquirem um sabor azedo. A capa superficial do fruto apresenta uma camada de pruína. Os abrunheiros cultivados com o propósito de produzir o fruto possuem um sabor doce, enquanto os abrunhos selvagens possuem um sabor bastante azedo.

Além de servir de alimento ao ser humano, normalmente como acompanhamento da refeição principal (sobremesa) ou como parte dos ingredientes de um doce, este fruto é muito apreciado por pássaros e pequenos mamíferos.

Os frutos eram usados para a produção de medicamentos devido as suas propriedades medicinais,estas são anti-espasmódico, e favorecem a digestão. Pode ser usado para diminuir os sintomas de insónias, ansiedade, problemas de tiróide, entre outros.

Estes podem também ser utilizados na produção de vinho e outras bebidas fermentadas (licores …), tendo sido usados como substitutos do vinho pelas famílias mais pobres. Outra das utilizações do abrunho é para a produção de tinta. Os frutos podem ser utilizados para fazer compotas e doces.

Palavras-chave:

Abrunheiro

Fruto

Endocarpo

Ameixa

505 Visualizações 1 Total

References:

Shilling, Jane (2014). Why these bitter berries are summer’s sweetest fruit. Daily Mail Consultado em: Outubro 31, 2015, em http://www.dailymail.co.uk/news/article-2729455/Why-bitter-berries-summer-s-sweetest-fruit-Mixed-bag-weather-results-early-burst-sloe.html

Abrunheiro. Plantas que curam. Consultado em: Outubro 31, 2015, em http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/abrunheiro.html#.VjN663rhDMw

 

505 Visualizações

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo