Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  História do Brasil
  •  História de Angola
  •  História de Moçambique
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

Abóbora

Conceito de abóbora as suas principais características, formas de utilização e a sua dispersão pelo mundo…

Conceito de Abóbora

pumpkin-isolated

Abóbora é o nome do fruto da aboboreira, esta designação é atribuída a diversos frutos da família Curcubitaceae, da qual faz parte o melão e a melancia. Este fruto surgiu de culturas vindas da América do Norte e da América Central.

A produção deste fruto deve-se ao cultivo de diversas variedades diferentes, mas a maioria destas variedades dá preferência a climas quentes e secos, com elevada exposição solar. No entanto, a abóbora não tolera secas prolongadas, nem a ocorrência de geadas.

Principais características:

A abóbora pode ter porte horizontal (rasteiro) ou porte vertical. Quando na vertical, a espécie apresenta características arbustivas, enquanto, com crescimento horizontal, o caule apresenta um elevado comprimento, estendendo-se sempre junto ao chão. Esta cultura necessita de solos bem drenados, mas ao mesmo tempo bastante irrigados pois a falta de água afeta o seu desenvolvimento.

Os frutos da aboboreira crescem próximo do chão ou crescerem em estruturas na vertical. Quando maduros, podem atingir pesos superiores a 600 quilogramas. A sua casca é bastante dura com uma coloração variada, enquanto a sua polpa é muito mole e de cor amarelada.

A sua casca, possui normalmente uma coloração alaranjada, no entanto, pode assumir outras colorações, como por exemplo verde ou mesmo branca. A casca deve encontrar-se baça, a quando da sua colheita, caso contrário significa que o fruto ainda não está suficientemente maduro.

As abóboras são frutos ricos em fibras e em vitaminas. Estes frutos apresentam um baixo valor calórico, sendo de fácil digestão, o que os torna alimentos recomendados para consumir durante a realização de uma dieta. Os seus constituintes minerais e vitamínicos (por exemplo a presença de vitamina A) permitem o fortalecimento dos ossos e dos dentes, ao mesmo tempo que favorecem a prevenção contra infecções.

Todos os componentes deste fruto podem ser consumidos, desde a sua caspa, até às suas grandes sementes. As sementes de abóbora possuem elevada quantidade de ácidos gordos, proteínas e minerais, dando-lhes propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Os diferentes componentes da aboboreira podem ser consumidos de muitas formas diferentes, tanto crus como cozinhados, em particular as suas sementes. Apesar de não ser tão comum, também é possível comer as suas flores após serem cozinhadas. A conservação dos frutos pode ser realizada sob a forma de compotas ou geleias, assim como podem ser congelados após serem pré-cozinhadas.

Abóbora no mundo:

Estes frutos foram inicialmente cultivados por todo o continente americano, antes da chegada dos conquistadores, no entanto, atualmente o seu cultivo estende-se a todo o mundo, estando presente em quase todos os continentes.

A designação abóbora é utilizada por todo o mundo para descrever um fruto arredondado, de coloração laranja e de um tamanho considerável. No entanto, em determinadas zonas, como na Nova Zelândia, esta designação também inclui outros frutos que apresentam uma forma ligeiramente diferente, assim como uma coloração diferente daquela associada às abóboras.

As abóboras estão associadas às comemorações do dia dos mortos (Halloween). Na América do Norte é tradição esculpir abóboras e colocar dentro destas uma vela para que sirvam de lanternas. Esta tradição foi levada para a América por imigrantes irlandeses e escoceses. Este fruto também faz parte das tradições do dia de Acção de Graças, nos Estados Unidos da América, em particular, pela sua utilização na tarte de abóbora.

Abóbora em Portugal:

A produção de abóbora iniciou-se no continente americano, tendo sido introduzida na Europa, após os descobrimentos, pelo povo português que trouxe esse fruto do Brasil, onde era uma das principais culturas praticadas pelos povos indígenas. Os espanhóis também contribuíram para a introdução da abóbora, uma vez que trouxeram outras variedades que também foram introduzidas na agricultura europeia.

A cultura da abóbora era muito centrada na produção de alimentos para os animais, no entanto, em Portugal essa ideia tem vindo a mudar, passando a ter uma importância relevante na agricultura do país.

A abóbora é muito utilizada na culinária, em particular na confecção de doces ou de sopas (substituindo muitas vezes a batata), pode também ser consumido de muitas outras formas, incluindo sob a forma de puré ou de refugados.

1060 Visualizações 2 Total

References:

Patro, Raquel (2013). Abóbora – Cucurbita spp. Jardineiro.net. Consultado em: Abril 2, 2016, em http://www.jardineiro.net/plantas/abobora-cucurbita-spp.html

Sharma, Sonu; Rao, Ramana (2013). Nutritional quality characteristics of pumpkin fruit as revealed by its biochemical analysis. International Food Research Journal 20(5): 2309-231

1060 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter