Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  História do Brasil
  •  História de Angola
  •  História de Moçambique
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

Abacaxi

Conceito de abacaxi, as principais características da planta que lhe dá origem, local onde foi encontrado inicialmente, assim como algumas utilizações…

Apresentação do Abacaxi

 

Abacaxi é a designação atribuída ao pseudofruto pertencente à família das Bromeliaceae. Outro nome dado ao abacaxi é ananás, embora fisicamente possam parecer diferentes, essas diferenças mais não são que as que podem ser encontradas entre duas variedades diferentes.

Ambas as designações correspondem ao mesmo fruto tropical ao qual foi atribuída uma denominação diferente. Estes frutos são os grandes representantes da produção de fruta tropical no mundo.

Abacaxi

A planta que dá origem ao abacaxi denomina-se um abacaxizeiro (a planta também pode usar o termo abacaxi como designação) que corresponde à espécie Ananas comosus. Através desta espécie foram criadas diversas variantes, umas mais doces do que as outras, no entanto, ainda é possível encontrar uma variante selvagem.

Caraterísticas:

O abacaxizeiro não é uma planta muito grande, medindo pouco mais do que um metro de altura. As suas folhas tornam-no numa planta com muitas caraterísticas perenes. Estes indivíduos produzem apenas um fruto no ápice, os outros frutos são produzidos através das ramificações do talo. Devido ao surgimento das ramificações, cada planta pode produzir durante vários anos, algumas dezenas de frutos.

A inflorescência que dá origem a este fruto assemelha-se a uma espiga com uma flor completa em cada axila das brácteas. O fruto originado é composto, resultando da união de vários frutos menores que se fixam a um eixo central lenhoso, atribuindo à infrutescência a sua forma redonda.

No topo do fruto é possível ver um conjunto de folhas que formam a sua “coroa”. A casca que envolve o fruto tem origem na união das brácteas com as sépalas das flores, o que lhe confere uma textura escamosa e serrilhada e uma coloração castanho esverdeada.

Estes frutos só fertilizam por ocorrência de polinização cruzada, isto é, se o pólen que receberem for de outros indivíduos e não próprio. No caso da ocorrência deste tipo de fertilização, são produzidos milhões de novas sementes. Se não ocorrer polinização cruzada os óvulos abortam, sendo este o cenário mais comum, uma vez que a produção de sementes de abacaxi é muito rara.

Este fruto é doce e ácido simultaneamente, quando maduro o nível de acidez diminui, mas mesmo assim mantém-se presente. O cheiro que exala é bastante agradável e adocicado. A sua polpa tem uma cor amarela quando maduro, sendo rica em ácidos e açucares.

Utilizações:

Os abacaxis podem ser consumidos crus ou cozinhados, as variantes naturais como os conservados, no entanto, um abacaxi natural dificilmente congela devido à existência de substâncias que dificultam o congelamento, este processo pode provocar uma perda do sabor do fruto. Estes podem ainda ser cristalizados ou secos, podendo ser utilizados em geleias e licores entre muitas outras formas de conservação.

Devido à coroa de folhas que apresenta no topo é muitas vezes considerado o rei dos frutos. Devido ao seu preço, inicialmente não eram usados como alimento, mas sim como decoração, sendo constantemente reutilizados, tornando-se num símbolo de ostentação e riqueza.

O fruto abacaxi tem origem nas regiões tropicais da América (Brasil, Paraguai, Argentina), tendo começado a ser cultivado muito antes dos descobrimentos europeus. Os descobrimentos (particularmente os espanhóis e os holandeses) auxiliaram na dispersão desta fruta pelo mundo.

A baixa quantidade de colesterol e gordura tornam este fruto, num fruto muito apetecível, recomendada pela maioria dos nutricionistas. O seu consumo fortalece os ossos devido à presença de manganês, combate gripes, infecções e a sensação de náuseas, pode também contribuir para a prevenção da osteoporose.

As culturas de abacaxi estão sujeitas às doenças provocadas por diversas bactérias e fungo, sendo que o uso de pesticidas é amplamente utilizado durante a sua produção intensiva. Após a sua colheita, esta fruta não amadurece podendo apodrecer rapidamente.

1468 Visualizações 4 Total

References:

(2015). The 7 Best Pineapple Juice Benefits. Healthline Editorial Team. Consultado em: Outubro 31, 2015, em http://www.healthline.com/health/food-nutrition/pineapple-juice-benefits

(2015). The world healthiest foods: Pineapple. The George Mateljan Foundation. Consultado em: Outubro 31, 2015, em  http://www.whfoods.com/genpage.php?tname=foodspice&dbid=34

 

1468 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter