Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

Ditadura

Uma ditadura é um regime político de opressão a um determinado povo. Pode ocorrer por meio de um golpe de estado ou não, mas é sempre fascista.

O que é uma ditadura?

Ditadura é um regime político não democrático. Pode ser regido por uma única pessoa ou uma entidade, mas o que difere este regime de outros é que nele não há nenhuma participação popular.

Nesta condição, o poder está em apenas uma instância, ao contrário do que acontece na democracia, onde o poder está em várias instâncias, como o legislativo, o executivo e o judiciário. É considerada também uma forma de autoritarismo.

Um governo ditatorial é aquele que restringe os poderes do povo e limita suas opiniões. Atualmente, pode-se ter uma ditadura através de um golpe de Estado. Ao longo da história, o termo ditadura foi utilizado para caracterizar diferentes formas de organização política, como na Roma Antiga e na França Revolucionária.

Na antiguidade, quando a República Romana se deparava com situações de emergência, era designado, pelos cônsules, um ditador para assumir o poder até que a situação voltasse à normalidade. Mas para Aristóteles e para Platão, a ditadura é marcada pela sua ilegalidade.

ditadura

Características

Nem todas as ditaduras modernas começam com um golpe. Muitas vezes, o totalitarismo é silencioso. Entre as muitas características de uma ditadura, pode-se destacar: o cerceamento de direitos políticos individuais, ampla utilização da força pelo Estado e o fortalecimento do poder executivo em detrimento dos outros poderes.

Ditadura Militar e do proletariado

É o modelo mais forte dessa corrente de governo, onde o poder político é efetivamente controlado por generais e comandantes do exército de um país. Foi muito utilizado na América do Sul na segunda metade do século XX, quando um ou uma junta de militares assumia o poder.

O Brasil permaneceu em uma ditadura deste tipo de 1964 até a ascensão do movimento Diretas Já, em 1985.

ditadura

Já Karl Marx e Friedrich Engels, no Manifesto do Partido Comunista, utilizaram a expressão “ditadura do proletariado”, designando um estado de transição entre o capitalismo e o comunismo.

Nazismo e outros fascismos

Apesar da eleição de Adolf Hitler e do seu grande apoio popular, o nazismo é considerado um tipo de ditadura, por se tratar de um regime fascista. Assim como o salazarismo, em Portugal, e a ditadura de Mussolini, na Itália.

211 Visualizações 2 Total

References:

Spindel, Arnaldo. (1992). O que são ditaduras? Brasília, Brasiliense.

211 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo