Aculturação

Conceito de Aculturação

No âmbito da sociologia e no seu sentido mais lato, o termo aculturação designa um processo pelo qual dois ou mais grupos com culturas diferentes, entrando em contacto contínuo entre si, originam mudanças sociológicas importantes num deles ou em ambos. No seu sentido mais estrito, o termo aculturação designa o processo pelo qual um grupo humano adota elementos de uma cultura, abandonando alguns elementos da sua própria cultura.

O processo de aculturação é um processo dinâmico, passando por um conjunto de fases, as quais podem levar a diferentes resultados. Essas fases podem ser sintetizadas no seguinte:

Inicialmente verifica-se alguma desconfiança e oposição;

  • Segue-se a selecção, pelo grupo dominado ou minoritário, dos elementos a assimilar da outra cultura;
  • Por último, ou ocorre a assimilação global dos elementos culturais e valores da outra cultura (caso da 2ª geração dos emigrantes) ou, pelo contrário, dá-se um rejeição da outra cultura e reafirmação da cultura de origem. Uma alternativa a estes dois casos extremos é a formação de uma “cultura nova” feita de compromisso e reinterpretação da cultura assimilada e reorganização da cultura original.
3063 Visualizações 3 Total
3063 Visualizações