Sistema Funcional

Conceito de Sistema Funcional – Um sistema funcional é a base morfofisiológica das funções nervosas superiores, ou seja, é o conjunto de (…)

Conceito de Sistema Funcional

Um sistema funcional é a base morfofisiológica das funções nervosas superiores, ou seja, é o conjunto de estruturas cerebrais e processos fisiológicos que permitem o desempenho de determinadas tarefas. São um conjunto de elos afarentes (sintetizadores) e eferentes (realizadores), em diversas zonas corticais e sub-corticais, unidos num sistema para concretizar um objectivo específico.

Uma das condições fundamentais para a unidade do sistema funcional enquanto formação integrativa é a “aferentação de retorno” que assinala a concretização do objectivo final pretendido. Assim, o sistema funcional pode ser considerado como uma formação fisiológica fechada que obtém feedback contínuo sobre o sucesso de determinada acção adaptativa.

Esta “constelação” de ligações corticais sofre alterações ao longo do processo ontogénico e a sua estruturação é realizada sob a influência do contexto social, sendo em grande medida mediada pela linguagem. Assim, pode-se afirmar que os sistemas funcionais têm uma origem social, tendo em conta que se estruturam dentro da relação de um humano com outros humanos e são mediados sobretudo pela linguagem; e uma organização dinâmica, na medida em que as zonas corticais envolvidas podem ser diferentes ao longo do desenvolvimento embora o resultado permaneça o mesmo. Além disto, o mesmo contributo de uma determinada zona cortical pode servir vários sistemas funcionais diferentes.

2888 Visualizações 2 Total
2888 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo