Princípio da Realidade

Conceito de Princípio da Realidade: O princípio da realidade foi descrito por Sigmund Freud (1856-1939) para designar um dos princípios que rege e organiza o…

Conceito de Princípio da Realidade

O princípio da realidade foi descrito por Sigmund Freud (1856-1939) para designar um dos princípios que rege e organiza o funcionamento mental no ser humano.

O principio da realidade e o principio do prazer formam o par regulador da mente humana. Por um lado impõe-se as representações pelo principio do prazer e por outro as representações comandadas pelo principio da realidade.

A ação do princípio da realidade na relação ao princípio do prazer pode ser esclarecida como a procura da satisfação e a realização do desejo a todo o custo, procurando os caminhos mais curtos para a sua concretização e o impedimento do imediato, adiamento do prazer em função das condições impostas pelo mundo externo.

Analisado através da metapsicologia freudiana, o princípio da realidade pode ser caracterizado através de três eixos ou pontos:

  • Ponto de vista económico, o principio da realidade corresponde a uma transformação da energia livre em energia ligada,
  • Do ponto de vista tópico, o princípio da realidade corresponde ao sistema pré-consciente e consciente
  • Do ponto de vista dinâmico, o princípio da realidade é um determinado tipo de energia pulsional que está ao serviço do ego.
406 Visualizações 4 Total
406 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter