Fantasia

Apresentação do conceito de Fantasia: Fantasia é imaginação, o devaneio, o sonho. É descrita como o lugar e o momento figurativo de uma imagem enquanto registo da (…)

Conceito de Fantasia

Fantasia é imaginação, o devaneio, o sonho. É descrita como o lugar e o momento figurativo de uma imagem enquanto registo da atividade psíquica de um determinado modo. Pode ser consciente – devaneio – ou inconsciente – sonho -. Poderá ser designada como a vida imaginária de um ser humano e a maneira como este representa para si a sua história de uma forma mais ou menos deformada em consonância com os processos defensivos. Também está associada à proteção da mente ao traumatismo.

Em Psicologia clinica, em especial com Sigmund Freud (1856 – 1939) do seu estudo com pacientes histéricas, o termo fantasia surge associada aos sonhos diurnos, cenas, episódios, romances e ficções que o ser humano conta a si mesmo. É a realização de um desejo consciente ou inconsciente. Fantasia designa fantasma.

A fantasia consciente – devaneios ou romances relatados pelo individuo a si próprio, criações literárias – participam na ordenação do conteúdo manifesto do sonho, constituindo-se pela elaboração secundária (processo secundário). A fantasia inconsciente inscreve-se na origem da formação do sonho. A fantasia constitui-se como derivados do inconsciente em interação com o pré-consciente e a realidade – os acontecimentos de vida. Os sonhos são exemplos de fantasia inconscientes e permitem, através da sua análise, perceber o desejo – a sua realização

No adulto, a fantasia inconsciente passa por processos complexos que lhe permite chegar à consciência de forma incoerente e sem causalidade ou fundamento aparente, nas crianças os processos são mais simples e é possível perceber o desejo – a sua realização – por detrás da fantasia. Um bom exemplo de um sonho de uma criança, é esta sonhar que comeu chocolate, quando no dia anterior foi proibida por um dos pais de o fazer. A realização do desejo é o resultado do sonho impondo-se através deste a proibição sobre a fantasia na realidade.

411 Visualizações 4 Total
411 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter