Condicionamento Clássico

Apresentação do conceito de Condicionamento Clássico: O condicionamento clássico ficou célebre pelo cão de Pavlov. O condicionamento clássico pressupõe a existência de…

Conceito de Condicionamento Clássico

O condicionamento clássico ficou célebre pelo cão de Pavlov. O condicionamento clássico pressupõe a existência de dois estímulos: o estímulo incondicionado (EI) e a resposta incondicionada (RI). O primeiro é utilizado para destacar o facto de que a ligação entre o estímulo e a resposta não é aprendido, é intato. A resposta incondicionada ao estímulo comida seria a secreção salivar.

O terceiro elemento deste condicionamento é o estímulo condicionado, que é qualquer estímulo que inicialmente não provocou a resposta incondicionada (campainha). Ou seja, só após o condicionamento é que a campanha provoca a resposta de salivação.

Em resumo, o condicionamento clássico consiste na apresentação do estímulo condicionado (campainha) seguido por um estímulo incondicionado (comida). Inicialmente, apenas o estímulo incondicionado elicitará a resposta de salivação. Com o avançar do condicionamento, o cão começará a salivar assim que o estímulo condicionado seja apresentado. Qualquer salivação que ocorra durante o EC mas antes do EI é chamada de Resposta Condicionada (RC), pois o facto de a campainha provocar a salivação deve-se ao condicionamento.

2611 Visualizações 3 Total
2611 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo