Comportamentalismo

Conceito de Comportamentalismo

Com o surgimento do comportamentalismo, a introspeção, método até então praticado, assim como outras metodologias que privilegiavam as variáveis internas, são completamente descredibilizadas em detrimento do objetivismo e da tentativa de conferir à psicologia um cunho científico.

A aprendizagem está fortemente associada ao comportamentalismo e é definida como o processo de mudança que ocorre como resultado de uma experiência individual.

Duas das maiores características da perspetiva comportamental são:

  • A grande utilização de sujeitos animais, por estes serem menos complexos que os sujeitos humanos e por o seu ambiente ser mais fácil de manipular.
  • Ênfase nos eventos externos (estímulos ambientais e overt behaviors) e uma certa relutância em especular sobre os processos internos do organismo. Segundo Watson, em psicologia só se devia lidar com eventos diretamente observáveis, que são os estímulos e as respostas. Já Skinner propôs que a causa de muitos comportamentos como ser traçada pelo ambiente externo, e que ao mudar o ambiente, podemos mudar o comportamento.

O condicionamento clássico e o condicionamento operante são dois dos conceitos-chave mais sobejamente destacados no comportamentalismo.

3156 Visualizações 4 Total
3156 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo