Autoestima

Conceito de Autoestima

A autoestima é uma atitude sobre o self e está relacionada com as crenças pessoais sobre as capacidades, habilidades, relações sociais e resultados futuros. É a resposta emocional que as pessoas experienciam à medida que contemplam e avaliam coisas diferentes sobre si mesmas.

A autoestima é concetualizada como a avaliação afetiva do valor, apreço ou importância que cada um faz de si próprio As pessoas com uma autoestima elevada sentem-se bem acerca delas próprias, estão capazes de lidar efetivamente com os desafios e feedback negativo, e vivem num mundo social no qual acreditam que os outros as valorizam e respeitam. Apesar de haver consequências negativas associadas a uma elevada autoestima, a maioria das pessoas parece ter vidas produtivas e felizes.

As pessoas com baixa autoestima vêm o mundo através de um filtro mais negativo, e o degradado geral por elas mesmas modifica a perceção de tudo à sua volta. Tem sido identificada uma ligação entre autoestima e depressão, vergonha, solidão, e alienação.

Os conceitos relacionados com a autoestima são o autorrespeito, autoaceitação e auto-sentimento.

1095 Visualizações 1 Total
1095 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo