Afetividade na escola

A afetividade na escola diz respeito às emoções sentidas pelos alunos no contexto escolar. Esta questão é altamente influenciada pela relação professor/aluno.

A afetividade na escola diz respeito às emoções sentidas pelos alunos no contexto escolar. Esta questão é altamente influenciada pela relação professor/aluno.

A afetividade na escola está associada a várias vertentes do âmbito pedagógico, entre as quais, a relação existente entre professores e alunos, a qual é construída nas próprias práticas pedagógicas que são desenvolvidas no contexto de aula (Leite. 2012).

Parece evidente para vários autores que a aprendizagem está intimamente ligada com esta questão afetiva em que se analisa os limites das relações existentes face a face (Leite. 2012).

Neste sentido, os autores referem o “professor inesquecível” como uma das formas mais claras de explicar a importância da afetividade na escola, pois esta relação, influencia exponencialmente a forma como são assimilados os conteúdos escolares em contexto de aula (Leite. 2012).

Os estudos referem a teoria de Wallon (1999) que defende que a inteligência não se desenvolve sem afetividade e vice-versa (Leite. 2012).

Podemos dizer que a afetividade na escola é proporcionada principalmente pelo professor, enquanto mediador entre o aluno e a aquisição de conhecimento dos conteúdos lecionados embora não seja o único (Leite. 2012).

No entanto, durante muito tempo, houve tendência para separar a vertente cognitiva da vertente emocional, no que concerne à educação e às práticas pedagógicas, embora se tenha já tornado evidente a separação entre o afeto e a escola, resulta em fragilidades no que concerne à aquisição dos conteúdos (Vasconcelos, 2004).

Conclusão

A afetividade na escola torna-se fundamental na medida em que aumenta exponencialmente a capacidade de aprendizagem e de aquisição dos conteúdos do programa escolar, por parte dos alunos. Os estudos apontam a importância dos professores para que esta afetividade se torne uma realidade, mediante a relação estabelecida entre ambas as partes, embora não sejam o único fator influenciador.

Verifica-se, principalmente, que a inteligência e a aprendizagem estão diretamente relacionadas com o afeto e as emoções.

17 Visualizações 1 Total

References:

 

17 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.