Acomodação Social (Conceito, Definição, Significado, O que é)

Conceito de Acomodação: Em sociologia, o termo acomodação designa um processo social que tem como objectivo diminuir o conflito entre indivíduos ou grupos…

Conceito de Acomodação Social

Na sociologia, o termo acomodação designa um processo social (e psicológico) associativo Acomodaçãoque tem como objectivo diminuir o conflito entre diferentes indivíduos ou grupos, reduzindo o conflito ou mesmo encontrando um novo modus vivendi. É um ajustamento formal e externo ao indivíduo, surgindo apenas nos aspectos externos do comportamento, sendo pequena ou nula a mudança interna, relativa a sentimentos, valores, crenças, actividades ou atitudes. Esta acomodação ocorre geralmente em grupos minoritários que simulam um comportamento que não corresponde ao seu acervo sociocultural, limitando-se assim a abster-se de forma a não ser criticado ou rejeitado pelo outro ou pelos outros. É, portanto, um comportamento que na maioria das situações se assemelham à subordinação. Distingue-se, portanto, da assimilação, na qual existe uma verdadeira aquisição de padrões de comportamento, tradições, sentimentos e atitudes de outra sociedade culturalmente diferente.

Processos Sociais
Processos Associativos Processos Dissociativos
Cooperação, Assimilação, Acomodação Competição, Conflito, Divergência
9108 Visualizações 1 Total
9108 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.