Política

Refere-se ao poder e às várias consequências que dele advêm. Por exemplo, quando o governo decreta um novo imposto, a sua criação constitui um ato de poder, isto é, um ato político sendo o mesmo prevalecido por vários atos que detêm um certo poder, tal como os governantes, os assessores, os grupos de interesse, as pessoas ou entidades influentes assim como os técnicos. Isto vai desencadear uma inter-relação entre a “fonte de poder” (o governo que decretou o imposto), e aqueles que são submetidos a esse poder e que direta ou indiretamente são afetados por esse poder.

O poder e a política

É “a capacidade de influenciar o comportamento das pessoas”. Ou seja, quando desejamos influenciar alguém de modo a que o seu comportamento altere, quem influência tem um interesse que ambiciona ver desenvolvido através da influencia exercida quer seja através de jogos de interesse pessoais, grupo, religiosos ou morais. Esse interesse só é alcançado quando o comportamento foi alterado independentemente de a decisão ter sido consensual, imposta ou pela maioria.

A Política passa a ser vista como um processo através do qual os interesses são transformados em objetivos e os objetivos são sujeitos a formulações e a tomada de decisões permanentes. A Política tem que ver com quem as relações de poder, isto é, com quem manda, por que manda, como manda e, sobretudo, quem toma decisões; é conseguir apoio ou submissão e persuadir.

Desta forma, a Política é vista como investigação e a prática de interesses, com o objetivo de tomar decisões. Podemos dizer que a Política requer uma sensibilidade especial, uma vocação ou jeito, um talento específico de quem a pratica em prol do bem-estar da sociedade global.

A política é uma arte mas também ciência pois é possível sistematizar cientificamente o que observamos e depreendemos no que se concerne aos homens que conduzem o poder. A Política é, também, uma profissão. É através dela que nos governamos, que organizamos a nossa vida a nível individual mas também em grupo. A política torna-se evidente através dos políticos que nos influenciam sob várias formas, quer a nível de interesses pessoais, grupo, religiosos ou morais.

A Política quer seja vista ou entendida como arte, ciência, teoria ou prática preocupa-se claramente com os encaminhamentos de interesses inerentes à sociedade em que estamos inseridos, assim como a formulação de hipóteses com o objetivo de que sejam tomadas decisões.

 

 

 

 

 

 

 

292 Visualizações 4 Total
292 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo